HOMENS e os benefícios do Método Pilates

Homens na sua maioria são adeptos de pesos ou exercícios de maior carga acreditando que o Pilates não seja uma alternativa atraente. Porém o método Pilates entrega ao praticante benefícios como melhoria na força e o aumento na mobilidade e equilíbrio muscular, essencial para atividades que exigem movimentos assimétricos em esportes como tênis, pádel, arqueria, ping-pong, sinunca, tênis de mesa e squash.
Homem Benefícios do Método Pilates
O Pilates neutraliza os efeitos prejudiciais de posturas e de movimentos repetitivos. Hoje se incluiu Pilates em esportes profissionais como parte do treinamento de equipes de futebol e beisebol e outras modalidades esportivas que exigem um grande controle do centro do corpo, como esqui e ciclismo.
 
Da mesma forma que na natureza deve-se reforçar o tronco da árvore para fortalecê-la, é necessário reforçar o centro do corpo humano como uma forma de condicionamento inteligente. Isto é feito por meio do aprimoramento de exercícios para complementar outros esportes, ou ainda, como forma de reabilitação.
 
Os homens tendem a ser menos flexíveis, principalmente na musculatura do quadril, do que as mulheres. Além disso, possuem mais comumente joelhos varos, uma alteração na mecânica do corpo, ocasionando uma sobrecarga lateral que pode gerar perda de cartilagem e dor nos joelhos. Por isso técnicas de exercícios de correção postural como o Pilates são primordiais a eles.
 
O método também é procurado por executivos que permanecem sentados por muito tempo, sobrecarregando as regiões lombar, torácica e cervical. Os exercícios aliviam essas sobrecargas, já que os músculos são treinados para o alinhamento corporal e ainda resultam benefícios estéticos.
 Homem Benefícios do Método Pilates - Joseph Pilates
Uma ótima dica é, durante a prática, respeitar sempre os princípios como “fechar” o abdome, concentrar na respiração, manter o alinhamento corporal e deixar o movimento preciso e controlado. Dessa forma, ocorre uma melhora significativa na redução de dores, perda de gordura e uma melhor função da musculatura, aumentando os desempenhos, sejam eles na vida diária ou nos desportos.
 
 É bom lembrar que cada corpo é diferente, dessa forma, o modo de realizar exercícios para homens sedentários buscará iniciar seu condicionamento e para outros terá a proposta de manter seu nível de aptidão ou ainda melhorar sua performance. Independente do caso, com Pilates o aluno conquistará maior controle sobre seu corpo, será capaz de executar movimentos com mais facilidade e constatará muitos benefícios a cada dia.
 
Fonte: O Livro de Pilates