Podoposturologia – Palmilhas para Correção da Postura e Alívio de Dor

Isso mesmo! A Reprogramação Postural através de Palmilhas, ou Podoposturologia, é uma especialidade onde o Fisioterapeuta estuda as alterações da postura através da análise dos pés. O principal objetivo é promover a correção de possíveis alterações posturais do pé, joelho, quadril e coluna com o uso de palmilhas.

É um novo conceito de tratamento. As Palmilhas Posturais são confeccionadas a fim de realizar uma reprogramação postural através de elementos que serão dispostos em lugares estratégicos para reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação ao solo por toda a região plantar.

Estas informações são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central que em resposta regulará as oscilações por intermédio dos músculos extrínsecos e intrínsecos dos pés, pois o equilíbrio do corpo humano quando ereto se inicia pelos pés.

A reprogramação postural através de palmilha é um método que promove tanto a prevenção (muito usado entre atletas para evitar lesões) como o tratamento terapêutico (para alívio de dores e correção postural). Teve origem na França e busca integrar os conhecimentos entre a influência dos pés e a postura.

Antes de tudo o fisioterapeuta deverá fazer uma Avaliação Clínica Postural e só então confeccionará as palmilhas posturais de acordo com a individualidade da pessoa, da postura corporal, tipo de pisada e pé. Tratam a causa dos problemas através dos pés, promovendo uma Reprogramação Postural Global. Essas alterações posturais são corrigidas com palmilhas proprioceptivas e com o tratamento fisioterapêutico específico (como por exemplo RPG e Quiropraxia).

Indicações:
· Dores Lombares, Torácicas e Cervicais
· Alterações mecânicas: Pés Planos e Cavos, Calcâneo Varo e Valgo; – Hálux Valgo (joanetes)
· Espondilolisteses
· Dores na planta dos pés
· Dores no quadril
· Artroses
· Esporão de Calcâneo
· Metatarsalgias
· Neuroma de Morton
· Periostite (canelite)
· Fraturas de Estresse
· Tendinites (Patelar, Pata de Ganso e de Calcâneo)
· Pés Diabéticos
· Escolioses
· Cifoses
· Diferença de Membros Inferiores (Perna Curta)
· Cefaléias (dores de cabeça)
· Distúrbios de circulação dos membros inferiores
· Síndromes musculares e das membranas fasciais (que envolvem os músculos, tendões, ligamentos e ossos)

A prevenção do transtorno do equilíbrio e da postura permite uma melhor harmonia postural, tanto em indivíduos nas suas mais diversas profissões como também em atletas. Com um melhor equilíbrio, o indivíduo fadiga menos, suas possibilidades físicas e intelectuais melhoram.

Existe também palmilhas desenvolvidas e direcionadas para o futebol, tênis, golfe, basquete, voleibol, corrida, caminhada. As palmilhas esportivas buscam distribuir a força de reação do solo por toda região plantar joelho quadril e coluna. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, promove um aumento na eficiência do controle postural durante as atividades esportivas.

É fundamental que a indicação das palmilhas seja correta, pois o uso inadequado pode propiciar alterações lesivas na postura e gradativamente desenvolver desconforto e dor. O uso de uma palmilha ortopédica clássica, feita sem ser específica para cada individuo, pode modificar a biomecânica e desorganizar uma postura ideal.

A Espaço Saúde dispõe da melhor opção em avaliação e tratamento postural, além de ser a primeira e única clínica de Chapecó e região que confecciona as Palmilhas Posturais Proprioceptivas.
Tratamos da sua Saúde.
Diga Sim à Saúde, agende sua Avaliação.