Qualidade de vida com Pilates

Pilates é um método de condicionamento físico que incorpora movimentos da yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos, em aprendizados que buscam aumentar a qualidade de vida. Criado na Alemanha pós Primeira Guerra Mundial, o método faz uso de máquinas criadas a partir de amortecedores de carros, e pode ser praticado de duas formas: Pilates com aparelhos e Mat Pilates ou Pilates Solo. O primeiro conta com a ajuda de recursos como as molas, a cama e as empunhaduras, que auxiliam a realizar certos movimentos. Enquanto o Mat Pilates, que muitos acreditam ser mais fácil, depende exclusivamente da força do próprio corpo para a realização dos exercícios.
Joseph Pilates
O Mat Pilates se caracteriza por proporcionar maior flexibilidade, força muscular, concentração, com exercícios feitos no solo, melhorando a qualidade de vida geral, e prevenindo lesões da coluna, artroses, dores gerais, sendo praticado por atletas, bailarinos e simpatizantes da técnica, que além de todos esses benefícios ainda buscam o corpo delineado, sem exagero de massa muscular.

A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos, que permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta das pernas e braços. Você pode preservar um abdômen retinho para sempre ao praticar o pilates. Os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, dentro do limite de cada praticante. A postura melhora e os movimentos se tornam elegantes. É uma ginástica livre de impacto que respeita a individualidade, pois o praticante tem de controlar sozinho o próprio corpo – o trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos.

A prática, além de reeducar movimentos, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões, também mexe com as emoções. O centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. O praticante fica mais centrado, tanto físico quanto mentalmente. E ao controlar a respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios, passa a combater também o stress.

O trabalho é progressivo, intenso, promove força, flexibilidade e equilíbrio. Pilates_exercise_ballE atende a diversos públicos, pois cada um trabalha dentro da própria limitação. O avanço é impressionante e as pessoas ficam surpresas com os resultados rápidos e mudanças radicais entre a harmonia dos músculos e o bem estar, já que o exercício não causa nenhum tipo de lesão nem encurtamento muscular.

Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras. Mas é indicado principalmente àquele que busca qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente.

Pratique Saúde!