SHIATSU

A massagem Japonesa dos Pontos de Pressão

A palavra Shiatsu se traduz em sua origem por shi (dedo) e por atzu (pressão). Juntos, esses caracteres japoneses exprimem a essência simples e forte deste tipo de terapia: a pressão dos dedos. A terapia Shiatsu tal como praticada hoje foi desenvolvida por Tokujiro Namikoshi, que dedicou mais de quarenta anos a seu aperfeiçoamento e aplicação. Ao longo desse período tratou mais de cem mil pessoas.

As origens do Shiatsu estão perdidas no tempo, no ato simples e primitivo de se esfregar uma região dolorida do corpo para a obtenção de alivio. Parte-se da constatação de que certos pontos do corpo se relacionam com outras regiões aparentemente independentes e que, através da prática de pressão sobre esses pontos, pode-se minorar a dor e a doença das regiões correspondentes.

A nível cientifico, pode-se explicar o funcionamento do Shiatsu: à medida que com a pressão aplicada sobre certos locais o acúmulo do ácido lático nos tecidos musculares se dissipa. Ácido lático é o resíduo que gera fadiga. Seu acumulo pode ser eliminado com o repouso, durante o qual o ácido lático segue pelo sangue através das veias e substituido pelo glicogênio trazido pelas artérias.

Entretanto, quando o repouso é impossível ou quando a pessoa se vê obrigada a um período prolongado de esforço físico, o ácido lático se acumula nos músculos. Se nada for feito e o processo se repetir durante algum tempo, os músculos passarão a se contrair de maneira inadequada provocando disfunções em todas as outras partes do corpo.

No Shiatsu é exercido pressão sobre os músculos fatigados, fazendo com que até oitenta por cento do ácido lático seja substituído por glicogênio, cortando as doenças no seu nascedouro.

Se trata de uma terapia onde indiretamente se trabalha com a capacidade curativa natural do próprio corpo.

O tratamento traz melhorias para o funcionamento de todos os sistemas do seu corpo, desde as glândulas, músculos e órgãos até a estrutura óssea. Tanto se utilizado para correção de algum problema ou como um tratamento preventivo para a manutenção da boa saúde.