A Importância da Fisioterapia Esportiva Dentro da Fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência que trata das pessoas de modo global para que elas possam se reabilitar de qualquer lesão, alteração postural ou funcional ou ainda para que as evitem. Vou falar aqui um pouco sobre a fisioterapia esportiva, já que em nossa cidade existem muitas pessoas que praticam as mais variadas modalidades esportivas.

A fisioterapia esportiva é bastante reconhecida em grandes cidades e em grandes clubes do mundo. É uma área da fisioterapia que visa não somente a reabilitação acelerada do atleta machucado, mas também visa explorar seu melhor potencial. O ponto principal de seu objetivo é evitar que este atleta se machuque – pois um atleta de alto nível parado é prejuízo financeiro para o clube em que atua.

E como isso é possível? Como evitar que este atleta se machuque? Ou como recuperá-lo de modo mais rápido?

Um dos pontos principais é o condicionamento físico que é priorizado, para evitar que as lesões ocorram. Um trabalho em conjunto com o educador físico é elaborado. Então é analisada qual região precisa ser trabalhada de acordo com a estrutura física do atleta e com a modalidade esportiva que ele pratica. Não é realizado somente um trabalho de musculação, mas também exercícios proprioceptivos, que são exercícios cujo objetivo é trabalhar músculos que atuam durante o ato esportivo e que vão dar a estabilidade e segurança necessárias para este atleta realizar seu esporte com o mínimo de risco de lesão.

Grandes clubes de futebol, como o São Paulo Futebol Clube, com o seu centro de excelência em reabilitação, o Reffis, trabalham com aparelhos computadorizados que avaliam com precisão a força e potência de cada músculo para que este trabalho de condicionamento seja o mais perfeito possível.

Já a recuperação acelerada das lesões esportivas é realizada de forma individual. Depende de cada caso, de cada pessoa e sua predisposição ao tratamento acelerado e do esporte em que atua. Esta recuperação é feita com aparelhos (eletroterapia), exercícios e alongamentos de acordo com a evolução do atleta diante de sua lesão.

O tratamento tem maiores resultados se o atleta fizer com vontade, se houver dedicação, comprometimento com seu retorno ao esporte e com o tempo dedicado à sua reabilitação.

Leave A Response

* Denotes Required Field