ATM – Articulação Têmporomandibular

Dores de cabeça, dores faciais, dores de ouvido, zumbido, tensão nos ombros e pescoço, tudo isso pode ser resultado de um problema de ATM. E o que é? ATM significa articulação têmporomandibular, ou seja, é a ligação móvel entre o Osso Temporal e a Mandíbula.

Uma disfunção da ATM é chamada de DTM e são as alterações da articulação do crânio (O. Temporal) com a mandíbula que acometem músculos mastigatórios e associados (desestabilizadores da cabeça), portanto são alterações tanto da articulção em si, como da musculatura, incluindo os musculos cervicais.

O que causa essa disfunção? 20% dos casos de DTM são por problemas na articulação em si, sendo que 80% são originados por desequilibrios musculares. A maior parte então são por alterações musculares, ou as vezes só musculares ou também secundária a elas. E por ser muscular normalmente há comprometimento da postura, nesse caso é onde a fisioterapia vai trabalhar.

O problema da ATM pode ser ascendente ou descendente, ou seja, um problema postural pode estar desencadeando a DTM ou um problema na ATM vai gerar a má postura e suas consequências.

Como é feito o Diagnóstico: O diagnóstico é realizado pelo dentista e a fisioterapia atua como complemento ao seu tratamento, uma vez que a grande maioria das dores orofaciais são dentárias, mas existem tumores, AVC, infarto, por isso a importância de se ter um diagnóstico antes de iniciar qualquer tratamento.

O que causa esses probemas? Má oclusão; hábitos parafuncionais como: bruxismo, mascar chiclete, morder caneta, roer unhas, morder haste dos óculos; stress até a questão postural.

Quais os principais sintomas? São os mais variados: dor facial, estalidos ao abrir a boca, dor de ouvido (zumbido), dor de dente difusa (inexplicáveis), limitação na abertura da boca, desvio no movimento de abertura da boca ouvido trancado, dor na deglutição e o mais comum: cefaléia, principalmente acordar com dor de cabeça. Podendo em alguns casos provocar contraturas cervicais e limitaçoões nos movimentos de pescoço/cabeça. Stress e fatores emocionais são muito importantes, o portador da DTM sofre muito com este problema.

Como é feito o tratamento? O tratamento é feito em conjunto entre fisioterapeuta e odontólogo. Ë o dentista quem inicia o tratamento com placas miorrelaxantes, ajustes de oclusão, ortodontia, cirurgias, utiliza-se também analgésicos, antiinflamatórios,miorrelaxantes, compressa quente-fria, spray, anestésicos, dieta macias. E principalmente um trabalho interdisciplinar como fonoterapia, psicoterapia e a fisioterapia na parte osteomuscular.

Qual é o objetivo da fisioterapia nesse tratamento?

Auxiliar no alivio das dores utilizando-se de eletroterapia (correntes eleletroestimulantes, ultra-som, laser), relaxamento muscular, facial e cervical, pompagens, manipulações quiropráticas e de osteopatia além de palmilhas proprioceptivas.
O componente principal é relaxar musculos em contraturas, pois se localizam nestes musculos trigger points que podem irradiar dor a distancia ou no mesmo ponto. Por exemplo, um trigger point em um determinado musculo pode irradiar uma falsa dor de dente, e desativando esse trigger se consegue aliviar este sintoma, mas também pode ser o oposto.
Trabalha corrigindo a má postura se esta for a causa (ascendente) do problema da ATM, mas normalmente faz parte do protocolo já que acarretemos muitas tensões em nosso corpo.
A avaliação é bem glogal, o individuo é avaliado como um todo e não peças separadas, buscando harmonizar todas estruturas.

Quando não identificada e não tratada de forma correta quais são os agraventes desta disfunção temporomandibular? Dores, desgaste articular, de dentes , dentes quebrados, perda óssea, problemas cervicais!

Existe uma posição correta da mandibula? Os lábios podem estar fechados, tocando-os levemente mas sem tocar os dentes.

DICAS: Evitar apertar os dentes (morder coisas), consumo de estimulantes (cafeína- coca-cola, chá-mate, chimarrão, café – são substâncias que ficam 8 horas circulando em nosso organismo). Náo mastigar sempre do mesmo lado, respirar corretamente.

1 Comment

  • Denize Cenci

    Reply Reply 14 de julho de 2010

    Oi FABI Adorei seu artigo acho que vou precisar marcar umas sessoes pois sinto esses sintomas, acredito que venho desenvolvendo uma DTM. talvez ne… espero que seja apenas tensoes do dia a dia… beijos Denize

Leave A Response

* Denotes Required Field