Pilates Emagrece?

Muitas pessoas fazem associação errada do termo “emagrecer” com “perda de peso”, percebida na balança. Dieta, prática de exercícios físicos ou a combinação de ambos é o melhor caminho para o emagrecimento, uma vez que este processo deve buscar a eliminação de gordura.

O foco do Pilates é a melhora do aspecto postural. No entanto, no decorrer da prática e de acordo com o grau de evolução do praticante, são observadas melhoras na definição e na tonificação muscular. Embora o processo de emagrecimento seja aperfeiçoado com a combinação entre exercícios contrarresistidos e aeróbicos, é possível que ele ocorra por meio deste método.

Para isso, alguns aspectos devem ser observados: a sequência, o número de exercícios e as repetições, o intervalo de descanso, a carga adotada, a alternância entre movimentos mais intensos, moderados e leves, além dos graus de apoio corporal. É a combinação entre essas variáveis que determinarão a eficácia do método Pilates.

Deve-se ter foco também na intensidade do exercício, na qualidade do movimento (alinhamento corporal), no fortalecimento dos pontos fracos e na otimização das potencialidades do aluno.

O que se pode afirmar é que o gasto energético de uma aula de Pilates não atinge a abrangência aeróbica de uma caminhada ou corrida. Porém, o aumento da sensação de bem-estar e disposição no decorrer das aulas de Pilates fazem com que o praticante realize mais atividades em seu dia-a-dia, conduzindo o corpo ao emagrecimento.

1 Comment

Leave A Response

* Denotes Required Field