Quer saber qual a relação da dor nas costas com nossas emoções?

De acordo com Dr. Hamer que nos deixou como legado a Medicina Germânica ou Germânica Heilkunde os problemas de coluna podem ter origem traumática ou fundo emocional.

As causas traumáticas são, por exemplo, quando alguém escorrega, bate as costas, dorme numa postura que causa dor, sofre um acidente ou carrega algo muito pesado que possa causar um trauma na coluna. Nesse caso o corpo somente vai recuperar esse tecido causando dor, inflamação, inchaço, etc.

Nos casos de fundo emocional onde as estruturas da coluna são afetadas há uma relação dessa dor com os acontecimentos da nossa vida e nossos sentimentos ou emoções que estão sempre paralelos a isso, então chamamos de conflitos biológicos.

Dr. Hamer através das suas pesquisa percebeu que as pessoas que sentiam dor nas costas relacionadas a hérnia de disco, bico de papagaio, dores lombares e problemas com nervo ciático tinham algo em comum.

Esses pacientes sempre relatavam problemas de auto-desvalorização, sentiam-se desvalorizados em uma área de sua vida como: não se sentiam apoiados pela esposa; sentiam que o trabalho estava uma droga; que nada estava como queriam; que não conseguiam ajudar seus filhos etc.

Não se deve confundir auto-desvalorização com auto-estima, pois a auto-desvalorização é causada por alguns impactos biológicos onde a pessoa não se sente capaz de fazer o que ela realmente quer fazer ou é obrigada a fazer algo que ela não quer.

É importante consider  que nesse caso a dor sempre vem quando existe a inflamação e/ou inchaço devido ao reparo desses tecidos, ou seja, se seu corpo está reparando algo é porque ele precisa.

Dr. Hamer concluiu que a dor vem sempre quando a pessoa conquista o que ela quer, por exemplo, uma revalorização no trabalho e o apoio dos familiares. Assim, quando você está sentindo a dor é importante observar o que você resolveu na sua vida e o que melhorou naquele exato momento.

A melhor forma de acabar com a dor nas costas é descobrir a real causa, seja ela traumática ou de fundo emocional e eliminar o que está produzindo esta dor permitindo a auto-regulação do corpo, que é o que o profissional de saúde em Medicina Germânica irá apoiar a entender e resolver.

Uma vez que exista o problema físico e as causas identificadas o tratamento inclui tudo que possa promover a melhora, como alongamentos e massagens fisioterápicas, Pilates, RPG (reeducação postural global), Acupuntura, que são técnicas seguras e eficientes para alivio de dor e fortalecimento muscular.

Enquanto terapias integrais como a Microfisioterapia além de identificar situações vividas promove a auto-regulação e melhora global e irá apóiar na ressignificação dos conflitos biológicos.

Dra. Fabiola Cristina Broch

Fisioterapeuta

Leave A Response

* Denotes Required Field